domingo, 19 de janeiro de 2014

Low Carb - O que Comer, Moderar, Evitar ou Substituir? #1 - Palmito.


O palmito é pouco calórico e quase não apresenta gorduras. Ele também fornece cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C, sendo também uma fonte de fibras.





Uma porção de 100g de palmito, geralmente, apresenta os seguintes valores nutricionais: 23Kcal, 4,3g de carboidratos, 1,8g de proteínas, 3,2g de fibra alimentar e 514mg de sódio.
É um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de atuar no sistema imunológico e diminuir a retenção de líquidos. O potássio presente no palmito ajuda a controlar a pressão arterial, entretanto a salmoura onde é conservado é fonte de sódio, então cuidado!



Para garantir a qualidade do palmito verifique se ele possui o selo "Palmito Seguro", que garante a procedência e conservação, além de que a extração daquele palmito respeitou as normas ambientais.
Na hora de comprar, prefira o palmito em vidro, e observe a cor do líquido da salmoura, que deverá estar claro e límpido. Não pode estar nem mesmo esbranquiçado para não haver riscos de contaminação.


Se o palmito estiver enlatado, a lata não pode estar estufada, amassada e nem apresentar sinais de ferrugem.
Uma medida indicada pelo Ministério da saúde, apesar do palmito em conserva estar pronto para o consumo, é ferver esse palmito por 15 minutos, seja na própria água da conserva ou em água limpa, para evitar a possibilidade de contaminação por botulismo (que raramente ocorre em conservas industrializadas).


Já o palmito in natura deve ser higienizado como qualquer outra verdura, tomando cuidado com o local onde é vendido, pois ele pode ter sido é extraído e comercializado ilegalmente e sem os devidos cuidados em relação a sua conservação.

O palmito por ser muito saboroso é uma excelente opção para compor sua salada, acompanhar Carnes e refogados na alimentação Low Carb.

Adaptado do site: Mundo das Tribos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário